Como harmonizar o ar condicionado com a decoração da casa

Um aparelho de ar-condicionado em casa não deve servir apenas para amenizar o calor ou aquecer o ambiente naqueles dias super frios. Temos dicas para você integrar o equipamento de ar condicionado ao contexto da sua decoração, sem perder o estilo.

Terça, 20 de agosto de 2019


Escondendo o ar condicionado

Quando o desenho do aparelho não ajuda muito, o ideal é escondê-lo mesmo. Isso é possível por meio de marcenaria sob medida, para que o ar condicionado caiba com bastante folga dentro de um móvel aéreo.

É muito importante que o interior do móvel seja bem ventilado, porque o aparelho não pode ficar abafado enquanto estiver funcionando. Isso prejudica o equipamento.

Existem duas soluções nesse caso: a primeira é deixar o móvel aberto toda vez que o ar condicionado estiver ligado. E permanecer com a porta assim após terminar de usá-lo, até que ele volte à temperatura ambiente antes de fechar o armário, para não abafar o interior do nicho.

Outra saída é fazer a porta do móvel vazada, com ripinhas espaçadas entre si; se a saída de ar frio for para frente, é possível usar o aparelho mesmo com o armário fechado. Mas atenção: o ideal é que as ripas estejam, no mínimo, a 2 cm uma da outra. E escolha uma madeira de excelente qualidade, senão ela pode empenar com a diferença de temperatura constante.

Camuflando o ar condicionado

Agora, a situação é outra: se você não quiser investir em marcenaria e decidir usar móveis prontos, o jeito é tentar camuflar o ar na parede com a ajuda de móveis que você já tenha. Estantes sem fundo e prateleiras são ótimas aliadas e dessa forma, você integra o aparelho de ar condicionado, como se ele próprio fosse um elemento decorativo.

É importante não apoiar o equipamento nos móveis porque ele vibra com frequência. Além disso, se for um nicho aberto, observe se ele cabe com folga (entre 15 e 20 cm de todos os lados) naquele espaço. A folga é necessária para que nenhuma entrada ou saída de ar seja obstruída ou prejudicada.

Disfarçando o ar condicionado na parede

Se ainda assim, você prefere não envolver móveis na jogada, é possível disfarçar o aparelho na parede usando a mesma cor dela! No mercado, existem aparelhos com algumas opções de cores diferentes do branco e isso pode ser bastante útil nesses casos.

Além da cor, é possível usar um artifício visual para disfarçar o aparelho na parede com outros elementos da mesma largura. A uniformidade da largura dos objetos, do piso até o teto, forma uma espécie de mural virtual naquela superfície, deixando a aparência daquele canto mais uniforme e integrando o ar à composição.

Escondendo as condensadoras

Os aparelhos tipo split precisam de uma condensadora, responsável pela retirada de ar quente do ambiente. O problema é que elas são bem grandinhas e fazem barulho, o que torna impossível deixá-las dentro de casa.

A solução mais comum é instalar as condensadoras nas varandas; em apartamentos novos, existe até a chamada varanda técnica, local perfeito e sem muita visibilidade para essas máquinas. Mas quando não existe varanda técnica, aí o jeito é escondê-las mesmo.

A ideia é a mesma para o ar-condicionado: usar marcenaria sob medida para criar uma caixa para a condensadora. Mas o legal aqui é que dá para aproveitar essa caixa de várias maneiras: como mesinha lateral, como banco, usando alguns futons em cima e até criar uma jardineira na frente da caixa.

Mas atenção! Se o ar condicionado precisa estar num local com ventilação, a condensadora precisa muito mais. Lembre-se de que é ela que vai jogar o ar quente para fora, então o que quer que você use para escondê-la precisa estar bem arejado. A solução ripada é uma boa, mas confirme antes com o fabricante se é possível colocar esse método em prática.

Fonte: Simplichique


voltar