Você sabia? O Ar Condicionado não é o vilão da sua conta de luz

Um aparelho de ar-condicionado bem instalado, de acordo com as dimensões do espaço e utilizado de forma adequada, pode consumir bem menos do que você imagina. O consumo irá variar de acordo com o modelo, tecnologia e potência do aparelho.

Quarta, 22 de junho de 2022


Neste post, elencamos algumas dicas para manter o ambiente climatizado, sem necessariamente aumentar consideravelmente a conta de luz. Além de seguir as dicas, prefira sempre aparelhos com a Tecnologia Inverter, pois a economia é grande e as novas tecnologias controlam a velocidade do motor e podem reduzir em até 70% o consumo de energia.

Manter a temperatura em 23ºC

Manter a temperatura entre 22°C e 24°C te ajuda a economizar, ao mesmo tempo em que cuida da sua saúde, já que essa temperatura é a recomendada pelos órgãos de saúde.

Proteja o ambiente do sol

A utilização de cortinas e persianas mantem o calor mais intenso do lado de fora. A luz do sol incidindo diretamente sobre o ambiente aumenta a temperatura do local, fazendo com que o ar-condicionado trabalhe mais, e gastando mais energia para climatizar o ambiente.

Portas e janelas devem ser mantidas fechadas

Portas e janelas abertas podem ser uma fonte de calor, fazendo com que o ar quente externo seja direcionado para dentro do ambiente. E com isso, forçando o aparelho de ar-condicionado a trabalhar com mais força, gastando, assim, mais energia.

Mantenha seu aparelho limpo

Manutenção e limpeza são essenciais para a economia. Checagem de filtros e limpeza das serpentinas a cada seis meses ou de acordo com a utilização do aparelho. As sujidades forçam o aparelho a trabalhar com mais potência, aumentando assim o gasto energético.

Use os recursos do seu aparelho

A função temporizador é uma aliada na economia. Com ela, o aparelho pode ligar e desligar no horário que você determinar, evitando gastos desnecessários. É possível também programar a função sleep, que aumenta 1ºC após a primeira hora e mais 1ºC após a segunda hora, e isso te ajuda a dormir melhor.

Desligar o aparelho por alguns momentos não é eficaz e ainda pode elevar o consumo. Ligar e desligar o aparelho com frequência aumenta o gasto. É melhor mantê-lo ligado mesmo que você se ausente do ambiente por alguns minutos.

Fonte: Daikin Brasil


voltar